Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Calvos têm menos chance de câncer de próstata

Um estudo feito pela Washington School of Medicine, nos Estados Unidos, mostrou que os homem que começam a ficar calvos antes dos 30 anos têm menos chances de desenvolver câncer de próstata. O estudo foi feito com 2 mil homens de 40 a 47 anos – metade deles tinha sofrido câncer de próstata.

Os homens que tinham começado a perder os cabelos na juventude tinham de 29% a 45% menos de chance de ter a doença. A explicação dada pelos pesquisadores seria a alta quantidade de testosterona (hormônio masculino) entre os homens que tinham calvície antes dos 30 anos. A perda de cabelos se dá, entre outros fatores, pelo excesso de DHT, um produto da testosterona que faz o fio nascer cada vez mais atrofiado e mais fino, chegando à perda completa. O estudo indica que níveis elevados de testosterona na juventude podem ajudar a proteger contra o câncer de próstata.

Para ler mais sobre o estudo acesse http://www.cancerepidemiology.net/article/S1877-7821(10)00021-4/abstract

Mais ainda sobre câncer de próstata: um outro estudo feito com 22 mil homens na Califórnia (EUA), publicado na revista "Cancer" desse mês, mostrou que 1,2% dos homens infertéis tiveram câncer de próstata, contra 0,4% dos homens férteis. O fator "infertilidade" aumenouu em 2,6 vezes as chances dos homens terem um tumor mais agressivo e, em 1,6 vezes a chance de um tumor de crescimento mais lento. A relação de causa ainda não está clara. Obesidade, idade avançada e outros casos na família também aumentam a incidência desse tipo de câncer.



Fonte: http://useprudence.com.br/jairo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário