Páginas

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Medicamento comum se mostra eficaz contra tumor no cérebro

Dicloroacetato fez câncer cerebral estacionar em pacientes


Uma droga comum utilizada para tratar a acidose láctica em crianças, o dicloroacetato (DCA), se revelou eficaz contra uma forma de câncer de cérebro, revela um estudo publicado nesta quinta-feira (13).

O trabalho, realizado por pesquisadores da Universidade Edmonton de Alberta, no Canadá, e que analisou apenas cinco pacientes, mostra que os tumores reagiram ao dicloroacetato mudando seu metabolismo.


O tratamento funcionou nos tecidos dos tumores dos cinco pacientes em fase terminal de câncer cerebral, confirmando experimentos já realizados em 2007. Em quatro de cinco pacientes foi observado que o câncer estacionou nos 15 meses de tratamento. Em testes posteriores, células retiradas destes pacientes revelaram que o DCA matou as células cancerosas.

- Podemos concluir que o DCA não representa um perigo e pode ser eficaz clinicamente em alguns pacientes - destaca um dos autores do estudo, o Dr. Evangelos Michelakis, da Universidade Edmonton de Alberta, citado pela CBS News.

- Devido à pequena escala deste estudo, não podemos realizar mais especulações", mas os primeiros resultados são suficientes para gerar entusiasmo, inspiração e impulso para novas experiências, em grande escala - disse Michelakis.

O estudo está disponível no site Science Translation Medicine (http://stm.sciencemag.org).



Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário