Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

População de SP recebe orientação sobre glaucoma

Sem tratamento, doença pode provocar a cegueira total


O glaucoma, doença que afeta o e provoca cegueira, é tema de palestras e eventos nesta quarta-feira (26), Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. No vão livre do Museu de Arte de São Paulo ( MASP), na Avenida Paulista, a partir das 9h, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SGB) irá orientar a população sobre a doença e realizará testes para descobrir se há propensão de desenvolver as lesões.

O glaucoma é causado pelo aumento da pressão dos olhos, que danifica as estruturas internas do olho. Se não for tratada desde cedo, a doença pode provocar a cegueira total. João Antônio Prata Jr, presidente da SBG, diz que "glaucoma não tem cura, mas tem controle". Segundo ele, quanto mais cedo for diagnosticado, menores os riscos à visão.

O oftalmologista da clínica Cerpo Oftalmologia e professor da faculdade de medicina do ABC, Rodrigo Angelucci, explica que a doença não apresenta sintomas.
– Quando os sintomas aparecem, o glaucoma já está avançado. Por isso é preciso ficar atento aos fatores de risco. Pessoas acima de 50 anos, da raça negra ou descendentes, com miopia e histórico de glaucoma na família, devem procurar um oftalmologista.


Fonte: R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário