Páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2010

S.O.S. Estresse

A mulher está mais sujeita ao estresse do que o homem por razões biológicas e sociais. Isso inclui as oscilações hormonais e o desgaste físico decorrente da menstruação, gravidez e menopausa. A cobrança por eficiência nos planos pessoal e profissional também pesa. Não é fácil, afinal, correr atrás de resultados como mãe, dona de casa, profissional e mulher… Enfrentar a rotina diária pode ficar mais fácil com a ajuda de algumas técnicas especiais anti-estresse. Conheça quatro delas, inspiradas em exercícios de meditação e terapia cognitiva para aumentar sua auto-estima.

1. Ver tudo de uma forma mais positiva

- Acomode-se em um lugar tranquilo, sem barulho, e evite cruzar braços e pernas.
- Preste atenção no seu corpo, tentado perceber os pontos de tensão, onde a energia parece bloqueada. Comece pelos pés e vá subindo, relaxando os músculos e tentando alongá-los.
- Respire profundamente. Inspire pelo nariz e expire pela boca, dilatando os músculos da barriga. Repita três vezes.
- Imagine-se em um lugar agradável, em meio à natureza. Nesse exercício, use todos os seus sentidos, explorando as lembranças olfativas, de paladar, tato, visão e audição.
- Repita expressões positivas para si mesma, como “eu me sinto calma”, “eu estou tranqüila”.

2. Buscar as reações alegres

- Feche os olhos e relaxe os músculos.
- Pense na situação que a incomoda e crie uma imagem bem-humorada para o caso, a mais engraçada que puder. Seja positiva, procure o lado bom da situação, seja criativa. Não é fácil, mas se conseguir rir um pouco, isso alivia muito as tensões.

3. Cultivar o prazer

- Faça uma lista de tudo o que mais gosta na vida. O que já tem e o que gostaria de obter. Voe, sonhe alto.
- Toda a vez que se sentir estressada, olho o papel e tente se imaginar realizando ao menos um desses desejos. Você se sentirá mais relaxada.

4. Respirar

- Sente-se confortavelmente e concentre sua atenção no seu modo de respirar.
- Inspire profundamente, mas sem esforço. Sinta-se nesse momento absorvendo qualidades positivas que gostaria de ter. Como se estivesse respirando paciência, boa vontade, otimismo, fé.
- Expire. Enquanto solta o ar, deixe ir embora toda a energia negativa da qual você deseja se livrar. Mentalize-as saindo de você.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário