Páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Tire suas dúvidas sobre a febre amarela

1. O que é a febre amarela?

É uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias), e de gravidade variável. Possui dois ciclos de transmissão: o silvestre (que ocorre entre primatas não humanos, onde o vírus é transmitido por mosquitos silvestres) e o urbano (erradicado no Brasil desde 1942).

2. Quais os sintomas?

Dependendo da gravidade, a pessoa pode sentir febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

3. Como se transmite a doença?

Pela picada dos mosquitos (fêmeas) transmissores infectados.

4. Como tratar?

Não existe medicamento para combater o vírus da febre amarela. O tratamento é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

5. Como se prevenir?

A única forma de evitar a febre amarela é a vacinação. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. É administrada em dose única a partir dos 9 meses de idade e é válida por dez anos. Deve ser aplicada dez dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença.


Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário