Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Anticoncepcional melhora habilidades sociais e memória

Memória, habilidades sociais e verbais são quesitos em alta nas mulheres, de maneira geral. E, segundo uma pesquisa da Universidade de Salzburgo, na Áustria, a pílula anticoncepcional pode aumentar determinadas áreas do cérebro fundamentais para essas características, tornado-as ainda mais desenvolvidas.

A equipe analisou imagens em alta resolução dos cérebros de 14 homens e 28 mulheres, sendo que metade delas lançava mão do contraceptivo oral. O estudo constatou que o produto eleva o tamanho de diversas regiões do cérebro, em um total de 3%, de acordo com o jornal Daily Mail.

O crescimento ocorreu nas áreas que exames mostraram já serem maiores em pessoas do sexo feminino quando comparadas às do masculino. O método anticoncepcional pareceu ter pouco efeito sobre os detalhes mais dominantes nos homens, como habilidades espaciais (leitura de mapas, por exemplo).

Os motivos ainda não estão definidos. Uma teoria é de que o estrogênio ou a progesterona da pílula reforçariam os laços entre as células nervosas cerebrais. Vale acrescentar que, apesar da presença de algumas regiões mais desenvolvidas, o cérebro não teve aumento em sua dimensão global e nem se sabe se as modificações desaparecem quando se para de investir no contraceptivo. A publicação Brain Research divulgou as conclusões do trabalho.


Fonte: Terra Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário