Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Saiba mais sobre a Osteoartrite (Osteoartrose)

O que é a Osteoartrite?

A Osteoartrite, também denominada osteoartrose ou artrite degenerativa, é uma doença articular crônica e prograssiva.

Tem como características: dor, rigidez, perda da mobilidade causada por degeneração da cartilagem da articulação e do líquido sinovial.

O que é o Líquido Sinovial?

Líquido proteico constituido por ácido hialurônico, cuja função é lubrificar as superfícies das articulações, absorver choque e nutrir a cartilagem.

Fatores de risco:

Histórico familiar de osteoartrite , excesso de peso, sedentarismo ou atividade física repetitiva, de impacto e/ou constante e alguns tipos de atividade profissional são os principais fatores de risco.

Prevenção:

  • Tratamento da obesidade;
  • Prática regular de atividade esportiva compatível com as condições físicas, se possível sob supervisão de especialista;
  • Diagnóstico precoce. Se notar inchaços e dor nos joelhos procure um médico.
O ciclo Vicioso da Osteoartrite:

A osteoartrite causa rigidez articular e dor ao se movimentar, principalmente durante as atividades físicas que, por esse motivo, são muitas vezes abandonadas ou reduzidas ao mínimo. Como consequência, há o aumento do peso, agrava a degeneração da cartilagem e aumenta as dores, configurando um ciclo vicioso regido pelas dores da osteoartrite.

Quebrando o ciclo vicioso:

Para quebrar este cicli é fundamental que o seu médico opte por uma terapia que proporcione alívio rápido e duradouro da dor. Somente desta forma você será capaz de voltar às atividades físicas  perder peso.
A Viscossuplementação pode ser o tratamento que proporcionará alívio da dor, mobilidade da articulação e maior amplitude de movimentos.